terça-feira, 21 de maio de 2013

Será que Deus existe?



Um homem foi a uma barbearia para ter seu corte de cabelo e barba aparada. Durante esse período, conversou com o barbeiro sobre vários assuntos e, dentre eles, sobre religião, uma vez que a TV estava ligada e chamou a atenção para o tema. O barbeiro foi bem objetivo:
_ Eu não acredito que Deus existe!
_ Por que você diz isso? Perguntou o cliente.
_ Basta simplesmente sair na rua para constatar isso. Me fala uma coisa: se Deus realmente existisse, existiria com Ele crianças abandonadas? Drogas? Doenças? Traficantes? Corrupção? Estupro? Assaltos? Traição? Tanto sofrimento e violência? Eu não posso imaginar que onde exista esse Deus tão amoroso e poderoso, como vocês cristãos costumam dizer que existe, possa haver ações como estas e pessoas tão más; pois Ele, Todo Poderoso, jamais permitiria essas coisas.
Para evitar contendas, o cliente se calou, mas sua fé permaneceu intacta, pedindo sabedoria para o esclarecimento. Ao sair da barbearia, elevou o seu olhar para o outro lado da calçada, praticamente em frente à barbearia, deparando-se com um mendigo sujo, pegajoso, cabelo longo e bastante barbudo. Voltou então à barbearia e disse ao barbeiro:
_ Amigo! Da mesma forma que você imagina que o Deus que eu creio não existe, vou passar a acreditar agora que os barbeiros também não existem, porque se existissem, não existiriam homens cabeludos e com barbas sujas por aí, como aquele mendigo sentado do outro lado da rua, bem em frente a sua barbearia.
_ Ora, meu amigo! Eu existo e estou aqui, mas atendo aqueles que vêm em minha barbearia solicitar o meu serviço. Se aquele mendigo tivesse vindo até a mim, eu teria lhe dado um trato e sem cobrar nada, porque apesar de não acreditar em Deus, também sou honesto e caridoso.
_ Exatamente! Afirmou o cliente. Esse é o ponto! Deus também existe! O que acontece, é que as pessoas, assim como citou em nossa conversa, também não vão até Ele, como aquele mendigo e outros mais, também não vieram até você. Se aquele mendigo tivesse vindo até você, com sua caridade, hoje ele estaria limpo, com cabelo cortado, barba aparada e com outra aparência. E aí descobriria o verdadeiro ser que se esconde naquela barba e naquele cabelo e, provavelmente, iria se sentir melhor e abandonaria a sujeira que lhe cerca. E é por isso, meu amigo, que há tanta dor e sofrimento no mundo. E isso somente irá mudar o dia em que as pessoas forem até ao Barbeiro Supremo, pedir ajuda para se livrarem de suas barbas e cabelos enormes, descobrindo o verdadeiros seres que realmente são - ao se olharem no espelho. Essa descoberta faria com que se afastassem das sujeiras em que vivem. 

Nenhum comentário: