sábado, 26 de maio de 2007

MOQUECA CAPIXABA


Prato Típico do Espírito Santo, cujos principais ingredientes são peixe, azeite, alho e sal, urucum, coentro, cebola, cebolinha, tomate, pimentão, pimenta malagueta e limão.

Aprendi com minha avó, índia da tribo Puri. Ela faleceu aos 92 anos, mas deixou um legado familiar: a receita da moqueca capixaba.

Assim ela dizia: Use peixes com poucos espinhos. Os mais usados badejo, robalo, namorado, cação e olho-de-boi. Os mais gostosos também seguem essa ordem.

Para cada quilo de peixe deve-se colocar:

  • 01 maço de coentro;

  • 01 maço de cebolinha;

  • 06 tomates grandes;

  • 03 cebolas de cabeça (também grandes);

  • 04 dentes de alho roxo batido no socador com uma colher de sal;

  • 02 pimentões médio;

  • caldo de 3 limões (o limãozinho);

  • uma colher e meia (sopa) de urucum (tem que ser urucum e, não, coloral);

  • 01 copo de azeite de oliva (não se usa óleo);

  • 02 pimentas malaguetas.


    Quanto ao modo de preparar existem inúmeros segredos, mas minha avó ensinou que:

  • Após estar o peixe todo limpo, deve-se deixá-lo repousar por uns trinta minutos no caldo de dois limões e, enquanto isso, deixe a panela de barro, sem nada dentro, aquecendo no fogão por uns cinco minutos. Depois desse tempo, unte-a com um copo de azeite de oliva e deixe esquentando no fogo baixo.

  • Quando o azeite começar a ferver coloque o alho socado com sal e deixe começar a dourar e acrescente uma colher e meia (sopa) de urucum socado. Misture bem e, em seguida, acrescente o maço de coentro picado bem pequenininho. Depois os seis tomates, picados em cubos pequenos. Misture bem e espere começar a ferver e, quando isso começar, coloque o pimentão sem sementes e picados em cubos pequenininhos. Espere iniciar novamente a fervura e insira a cebola de cabeça, também bem picadinha.

  • Deixe ferver por cerca de dez minutos e, em seguida coloque as três pimentas malaguetas. Deixe cozinhar por mais cinco minutos.

  • Finalmente, coloque o peixe, que já deve estar fatiado em postas de cerca de um centímetro de espessura. Coloque-o no sentido das laterais para o centro da panela de maneira que eles fiquem submersos para o cozimento. Deixe cozinhar por cerca de vinte e cinco minutos.

  • Quando completar vinte minutos de fervura acrescente o caldo do terceiro limão. Ao final dos vinte e cinco minutos de fervura desligue o fogo e coloque o maço de cebolinha bem picadinha e, depois, sirva-se à vontade.

Para o pirão que tradicionalmente acompanha a moqueca, o processo é o mesmo. Utiliza-se outra panelinha e as partes menos "nobres" do peixe, por exemplo a cabeça, pedaços menores, rabo, etc. Acrescente os mesmos temperos, proporcionalmente à quantidade de pirão que se deseja fazer.

Depois que o peixe estiver bem cozido, retire-o, verifique o tempero e acrescente ao caldo que ficou na panela, a farinha de mandioca, crua. Acrescente-a em "chuva" e aos poucos, mexendo bem o pirão, até atingir a consistência desejada. O peixe retirado pode ser desfiado bem fininho e acrescentado ao pirão. Ficará muito saboroso!

Notas:

  1. Nunca, mas nunca mesmo, coloque azeite de dendê e leite de coco, caso contrário não é moqueca capixaba. Se fizer isso, sua receita será considerada uma peixada e não moqueca.

  2. Cuidado, ao servir-se, para não pegar a pimenta malagueta;

  3. Nunca acrescente água, pois "o peixe que vai ser cozido chora a própria água do cozimento".

  4. Essas medidas são para três adultos.

  5. Querendo mais, dobre a quantidade dos ingredientes.

  6. Para acompanhar somente arroz e pirão.
  7. A moqueca deve chegar à mesa na mesma panela em que foi cozida, fumegante, acompanhada do pirão e de arroz branco.

O conteúdo abaixo nos foi enviado por M. A. Teodoro
Prof-Mestre em História e Moquequeiro

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$


BOA SORTE E BOM APETITE!!!

Um comentário:

APOIO ACADÊMICO disse...

Parabéns pela receita. Copiei, fiz de acordo com as intruções e ficou excelente. Nota 1000