quinta-feira, 9 de junho de 2011

As Baleias



Sou gorda e pesada,
inocente de qualquer crime,
não sei por que sou caçada
por este inescrupuloso regime.

Navego em meu cativeiro,
de repente sou perseguida
por um barco pesqueiro,
até que eu seja abatida.

Que tortura em meu coração
quando sou ferida
por aquele cruel arpão,
que quer tirar minha vida.

Minha pele dilacerada
faz meu sangue jorrar,
agora sou presa marcada,
vermelho será o azul do mar.

O mar assiste calado,
pois é testemunha abalada
da crueldade do humano,
que criou esta caçada.

Somente o infinito
vê minha dor e vontade
manifestadas por meu grito
de clemência e piedade.

Meu corpo sem energia
flutua sobre o oceano,
morto na melancolia
para virar trofeu humano.


Poesia retirada do livro "Quebrando Redoma" de autoria de César Romão (1990).


Dez anos mais tarde...


Japão continua matando baleias




Austrália divulga fotos de matança de baleias conduzida por navio japonês


Australianos flagraram captura de fêmea de minke com seu filhote nas águas da Antártida.
Imagens deflagraram revolta e manchetes com o título 'E eles chamam isso de ciência'.

O governo da Austrália liberou nesta quinta (7) imagens de uma baleia minke (Balaenoptera bonaerensis) e seu filhote sendo arpoados e arrastados para dentro de navios de caça japoneses na Antártida. O país asiático recomeçou sua temporada anual de "caça científica" às baleias, gerando protestos no mundo todo. Ambientalistas e o governo australiano acusam o Japão de usar a caça científica como desculpa para trazer carne de baleia ao mercado culinário japonês.

Fonte: globo.com




Austrália ameaça processar o Japão por caça de baleias



O governo da Austrália ameaçou nesta sexta-feira (19) entrar com ações legais contra o Japão caso não haja um acordo bilateral para colocar fim à caça de baleias na Antártida. Os australianos estabeleceram um prazo até novembro para que o acordo seja assinado. O primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, em entrevista à rede de televisão Channel Seven:
- Fomos muito claros com os japoneses e isto é o que vamos fazer.
Entretanto, o ministro australiano das Relações Exteriores, Stephen Smith, que recebe neste sábado (20) seu colega japonês, Katsuya Okada, em visita oficial de dois dias à Austrália, assegurou que "a caça de baleias não vai atrapalhar as relações" entre os países.
Smith garantiu que, apesar das posturas distintas dos países em relação ao assunto, os dois governos não vão deixar "que isso atrapalhe o andamento dos assuntos realmente importantes na relação entre Austrália e Japão, não só em nível econômico, mas também estratégico e de segurança".
A Comissão Baleeira Internacional condena a atividade dos pesqueiros japoneses, mas Tóquio ignora os protestos e exige o fim da moratória vigente para permitir capturas de cetáceos em pequena escala.
O Japão alega que a caça de baleias tem "fins científicos".
Fonte: R7 Notícias (19/02/2010)


Longe dos olhos do mundo, mais de mil baleias são mortas pelos japoneses todos os anos. E atualmente o mundo pergunta: Por que será que o oceano anda tão furioso com os nossos irmãos japoneses?



A matança às baleias continua…



A decisão de volta a caça a baleias ficou adiada por mais um ano por uma falta de consenso entre os países participantes da 67º reunião da Comissão Internacional da Baleia (CIB), realizada entre os dias 21 e 25 de junho, em Agadir, Marrocos.
A proposta, que defendia o fim da moratória que já dura 24 anos, foi apoiada pelo presidente da CIB, Cristián Maquieira, mas parou diante de uma falta de consenso geral. O texto descrevia que o abate dos grandes cetáceos seria permitido ao longo da próxima década, embora com cotas de captura menores do que as praticadas hoje. Nações baleeiras, além disso, teriam de se submeter ao monitoramento internacional de suas atividades.
O que ficou aprovado foi uma cota de caça de nove baleias jubartepor ano para a Groenlândia nos próximos três anos. Em contrapartida, foi reduzida a cota de caça de baleias da espécie fin, durante o mesmo período, de 19 baleias para 16.
É a primeira permissão para caça da baleia jubarte desde 1986, inicio da moratória. O país ameaçava deixar a CIB se sua demanda não fosse atendida, alegando se tratar de questão de sobrevivência.
A posição do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e outros países latino-americanos é conservacionista, mantendo a moratória.
O Japão, principal país baleeiro, argumentou que os membros da comissão deveriam “respeitar os dados levantados pelo comitê científico da CIB” os quais “tornavam possível a atividade baleeira sustentável”.
Os países que apóiam a volta à caça a baleias argumentaram que o uso das baleias era uma questão de segurança alimentar e desenvolvimento econômico para nações pobres, como países-ilhas do Caribe e do Pacífico.


Fonte: Notícia do Blog de Marília Escobar.

Chacina de Baleias na Dinamarca

Todos os anos na Dinamarca são cruelmente assassinadas cerca de 2.000 baleias. O motivo: Diversão e Crueldade.

Moradores da ilha primeiro atraem as baleias para uma baía. A perseguição pode ser demorada. As baleias exaustas, confusas e apavoradas são eventualmente orientadas para o raso. Aqui começa o banho de sangue. Os habitantes da ilha repetidamente batem com martelos de 2,2 kg na polpa de cada baleia até que os ganchos consigam segurá-las. Uma faca de 15 centímetros faca é então utilizada para cortar através da carne até a coluna vertebral. Em seguida os principais vasos sanguíneos são cortados. A baía corada de sangue é então preenchida com baleias horrivelmente mutiladas e mortas. 


Os moradores celebram a carnificina das suas vítimas, em uma atmosfera de entretenimento. Doutrinados a partir de uma idade precoce, as crianças muitas vezes recebem um dia de folga escolar para assistir à “diversão”. Correm para a baía e escalam sobre as carcaças de baleias abatidas.

Até quando? ...


Será que nossos irmãos dinamarqueses também não temem a fúria dos oceanos?

Um comentário:

Humberto Pinho da Silva disse...

Matéria muito interessante e oportuna. Embora o tema fosse do meu conhecimento é bom torná-lo conhecido e divulgá-lo.Os meus parabéns.